História da Família Sundfeld


Voltar à página da História

Emigração dos filhos de Anton Heinrich Sundfeld

          Pouco se sabe sobre a história de vida de Anton e seus descendentes, mas das informações obtidas o primeiro a deixar a Alemanha em busca de novas oportunidades foi August, o segundo filho. Juntamente com diversas outras famílias alemãs, embarcou para o Brasil em 1865 acompanhado de sua esposa, Suzanna Karl Friedrich, e seus 7 filhos:

          - Henriqueta Karl Friedrick Sundfeld
          - Germano Karl Friedrick Sundfeld
          - Helena Karl Friedrick Sundfeld
          - Maria Agostinha Carolina Sundfeld
          - Wilhelm Karl Friedrick Sundfeld (Guilherme)
          - Conrado Karl Friedrick Sundfeld
          - Johanna Karl Friedrick Sundfeld (Joana)

          O filho mais velho de Anton, Johann, continuou vivendo em Hamburgo. Seu neto, Franz Anton Henry Sundfeld, na atividade de marinheiro, navegando pela América Central, adoeceu e desembarcou para tratar-se no porto da Cidade da Guatemala, na Guatemala. Durante sua estada na cidade, conheceu a senhorita Clara Luisa, com quem se casou em 1923 e teve 4 filhos, ficando em definitivo naquele país.

          Não se tem notícias da história de Franz, terceiro filho de Anton.

          De um modo geral, em se tratando de registros e documentação de nascimento, matrimônio e óbito e de saída de emigrantes daquela região, pelo fato da Alemanha - mesmo a Europa como um todo - estar passando por grande crise econômico-social naquele período, eles acabaram saindo em embarcações ilegais, não controladas pelo governo, por isso a dificuldade para coletar informações oficiais.


Voltar à página da História