História da Família Sundfeld


Voltar à página da História

Alemanha - Hamburgo

 


Hamburgo, na região norte da Alemanha
(Clique aqui para ver a imagem ampliada)


          A vida dos Sundfeld's na Alemanha se desenvolveu na cidade de Hamburgo, região norte da Alemanha, separada do Mar do Norte pelos 110 km do rio Elba, seu principal rio. Mas as origens de Hamburgo não estão no Elba, e sim no seu afluente, o rio Alster. No século VIII, em sua margem (na língua saxônica antiga: "ham"), surgiu a primeira povoação perto da foz com o Elba. Por volta de 950 a.C. foi ali construída Hammaburg.

* * *


Hamburgo - 1890

          Em 1850, a população urbana era composta por aproximadamente 50.000 pessoas e vinha, aos poucos, se reerguendo de um grande incêndio ocorrido em 1842, no qual um terço da cidade foi destruído. Sua principal referência era seu complexo portuário fundado no ano de 1.189 e que, na segunda metade do século XIX, fez dela o centro comercial mais importante da Europa e o segundo porto depois de Londres. Nessa mesma época, o primeiro navio a vapor de Hamburgo, o "Helen Sloman", atravessou o oceano Atlântico Norte e, a partir de 1856, dois vapores da Hamburg-Amerika-Linie iniciaram carreiras regulares para Nova Iorque. Hamburgo assistiu ao grande crescimento das suas atividades de importação e exportação. Em 1856, os cais do porto acolhiam mais de 500 navios, um quarto dos quais a vapor.

          Ao mesmo tempo em que a modernidade chegava à cidade com o crescimento do comércio pela movimentação do porto e da indústria pelo advento da Revolução Industrial inglesa, a população, ao contrário, sofria com a falta de trabalho pelo excesso de mão-de-obra e pela substituição dos trabalhadores pelas máquinas a vapor, trazendo o desemprego e todas as dificuldades decorrentes da falta de recursos para seu sustento. A única opção, então, foi deixar seu país e se aventurar por outras regiões do mundo em busca de novas oportunidades.

* * *


Rio Elba, em Hamburgo
Gravura de 1835

* * *

Imagens de Hamburgo atualmente

* * *


(Clique para ir ao site oficial da cidade)


Voltar à página da História